Logo Dev In Rio 2010

"Um evento que reunirá as comunidades de tecnologia mais movimentadas do Rio de Janeiro" Hotel Guanabara - Centro - 9 de outubro

« Voltar para o site 2011

Programação

  1. Credenciamento e socialização

    08:30

    Participação especial da banda Camélia Avenida.

  2. Abertura oficial

    09:10
    Sylvestre Mergulhão Sylvestre Mergulhão

    Membro atuante da comunidade #horaextra do Rio de Janeiro. Mantém o blog pessoal mergulhao.info. CTO do site de classificados Redeparede. Fundou em 2010 a Helabs Consulting para entrar no mercado de consultoria e metodologias Ágeis.

  1. Arduino: construindo robôs com software e hardware livres

    09:30
    Álvaro Justen Álvaro Justen

    Também conhecido como Turicas, é graduando em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense. Usuário de GNU/Linux há mais de 8 anos, ativista do software livre, programador Python e desenvolvedor do web2py. Em sua vida acadêmica já desenvolveu atividades de pesquisa, ensino e extensão, tendo participado do Programa de Educação Tutorial (PET-Tele) e do grupo de pesquisa em física estatística e computacional do IF-UFF.

  2. Coffee break

    10:20
  3. Empreendendo uma comunidade de sucesso

    11:00
    Henrique Bastos Henrique Bastos

    Henrique é apaixonado por desenvolvimento de software! Trabalha como diretor de tecnologia na Myfreecomm, criando sistemas com Métodos Ágeis, Python e Software Livres. Está constantemente presente nas comunidades de software organizando eventos e encontros, ministrando palestras, cursos e evangelizando o desenvolvimento sustentável de software, no Brasil e no exterior. Dentre muitas iniciativas, foi um dos organizadores do Dev in Rio 2009 e das caravanas PythonCampus que visitam universidades promovendo a integração entre alunos e o mercado de tecnologia através de software livre. .

  4. Apresentação surpresa

    11:50
  5. Intervalo para almoço

    12:20
  6. Apresentação surpresa

    13:20
  7. Transformando idéias em negócios rentáveis

    13:50
    Rafael Lima Rafael Lima

    Sócio Fundador da BielSystems e da Empreenda Web e Diretor da Myfreecomm, trabalha com desenvolvimento de software há mais de 10 anos. Programa, mas hoje atua basicamente na gestão e no nível estratégico dos projetos que participa. Escolheu Ruby on Rails para todos os aplicativos desenvolvidos pela BielSystems.

  8. Uma Visão do Mundo Ruby

    14:40

    Ruby on Rails fez muito sucesso, diversos produtos foram lançados em todo o mundo e os desenvolvedores dessa comunidade se tornaram fortes formadores de opinião, influenciando diversas outras comunidades. Mas a trajetória do Rails não foi simples nem estável, tivemos diversos altos e baixos. Vale a pena rever alguns dos principais momentos dessa história para entender como chegamos aqui, quais valores e formas de pensar tem esta comunidade, para compreender aonde estamos indo e porque ainda usamos Ruby.

    Fábio Akita Fábio Akita

    Um dos mais ativos evangelistas de Ruby on Rails da América Latina. Organizou e promoveu a primeira real conferência de Ruby on Rails no Brasil: RejectConf São Paulo ‘07, e mais recentemente organizou o Rails Summit Latin America em 2009. Bloga regularmente em português e inglês no AkitaOnRails.com sobre desenvolvimento de software, Ruby on Rails, entre outras coisas. Ele também ajuda a evangelizar novas tecnologias e a Filosofia Ágil.

  9. Desmistificando Scrum & Agile

    15:30

    Mostrar o por quê a Gestão Ágil/Lean está ganhando terreno frente a Gestão Tradicional de Projetos, apresentar os fundamentos da Gestão Ágil de Projetos com Scrum, seus princípios, valores, e as razões pelas quais equipes que tem implementado Scrum tem sistematicamente melhorado a sua produtividade em até 4x, a qualidade dos seus produtos, a qualidade de vida dos seus membros, e o valor entregue à organização. Estaremos abordando quais são os passos para implementar Scrum em suas equipes de desenvolvimento de software e como sua equipe e sua organização podem se beneficiar na adoção de Scrum.

    Juan Bernabó Juan Bernabó

    Juan Esteban Bernabó é Fundador e Primary Consultant da TeamWare do Brasil, empresa de consultoria focada em auxiliar organizações de desenvolvimento de software a otimizar seus processos, criar ativos de software, adotar processos ágeis e utilizar de forma eficaz a tecnologia de objetos. Trouxe para o Brasil a primeira experiência com Scrum em treinamento Oficial aberto. Trabalha há mais de 17 anos em desenvolvimento de equipes de software altamente eficazes, definição de produtos, projetos, gerenciamento e coordenação de equipes de desenvolvimento, arquitetura de produtos, arquitetura de software, definição de políticas de reuso e avaliação de produtos OpenSource para integrar com produtos comerciais.

  10. Coffee break

    16:20
  11. Por que eu sou fanático por testes e você é um bundão

    17:00

    A idéia desta apresentação não é ser uma coisa tradicional. A apresentação é uma peça teatral que contará a história de um desenvolvedor que está tendo problemas de bugs, prazo estourado entre outros e de um desenvolvedor que usa o test-driven development em seus projetos.

    Sylvestre Mergulhão Sylvestre Mergulhão

    Membro atuante da comunidade #horaextra do Rio de Janeiro. Mantém o blog pessoal mergulhao.info. CTO do site de classificados Redeparede. Fundou em 2010 a Helabs Consulting para entrar no mercado de consultoria e metodologias Ágeis.

     

    Henrique Andrade Henrique Andrade

    Coordenador do Setor de Desenvolvimento de Sistemas da Coordenação de Ensino à Distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). Bacharel em Sistemas de Informação. Mestrando em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE-UFRJ. Professor de Emprrendedorismo e Ética Profissional no curso Tecnologia em Sistemas e Computação na Universidade Federal Fluminense (UFF).

  12. Fuja da Escravidão, antes que ela te alcance

    17:50
    Vinícius Teles Vinícius Teles

    Fundador da consultoria Improve It. Ele escreveu o primeiro livro brasileiro de XP e trabalhou como coach e mentor de XP por muitos anos. Ele vem desenvolvendo com Rails desde 2006. No fim de 2007 ele mudou sua empresa para um novo modelo de negócios, transformando a Improve It em uma empresa de produtos web. Ele agora se sustenta com assinaturas dos clientes de seu principal produto, o Be on the Net.

  1. HTML 5 e as novas JS APIs

    09:30

    Palestra sobre as novas tendencias do desenvolvimento de cliente web. Nela serão abordados diversos conceitos do HTML5 e JS API

    Leonardo Balter Leonardo Balter

    Evangelista de tecnologias client side e web standards. Atualmente trabalha como desenvolvedor web na Hi Midia e professor de jQuery no iLearn, membro do W3C. Dissemina uma campanha para o uso de webstandards que ofereça maior interoperabilidade entre diferentes navegadores e plataformas, assim como atender tecnologias de dispositivos móveis.

  2. Coffee break

    10:20
  3. NodeJS - a performance que eu sempre quis ter

    11:00
    Emerson Macedo Emerson Macedo

    É Arquiteto/Desenvolvedor de Software com mais de 12 anos de experiência. Atualmente trabalha na globo.com, sediado no Rio de Janeiro. Possui vasta experiência nos ramos de telecomunicações, seguros, bancos, portais, entre outros. Entusiasta de metodologias ágeis, também é professor de cursos de extensão em faculdades. Escreve regularmente em seu blog de tecnologia codificando.com e no blog visão ágil.

  4. Coding Dojo + Open Space

    11:50
  5. Intervalo para almoço

    12:20
  6. Coding Dojo + Open Space

    13:20
  7. Symfony - OO PHP para gente grande

    13:50

    Symfony é um framework PHP que segue o padrão MVC, focado em desenvolver aplicações web de forma rápida. A idéia da palestra é apresentá-lo e mostrar o quanto ele pode ajudar o desenvolvedor a criar seus produtos de forma rápida e elegante.

    Luã de Souza Luã de Souza

    Entusiasta do framework ágil Symfony e do Wordpress. Sócio e desenvolvedor do grupo Tapronto, trabalha com PHP há 6 anos e com Symfony há 3. Sempre em busca de projetos que exercitem a criatividade e que contribuam de alguma forma pra web.

     

  8. Refactoring - Porque apenas fazer funcionar não é o suficiente

    14:40
    Caike Souza Caike Souza

    Desenvolvedor de software na EnvyLabs, na Flórida, Caike tenta dividir seu tempo entre o computador e suas guitarras. Participa de diversas comunidades e acredita que pequenos atos são capazes de gerar grandes revoluções. Também ajuda a organizar o Orlando Dojo, com o objetivo de integrar a comunidade local e promover boas práticas de desenvolvimento ágil.

  9. Arquitetura: cansado da mesmice?

    15:30

    Nós, desenvolvedores, nos prometemos menor acoplamento com estilos arquiteturais diversos e nos vemos repetidamente quebrando todos os clientes a cada novo release de uma versão de um server. Veremos como REST propõe diminuir o acoplamento encontrado em outros estilos arquiteturais e foca em um sistema que permite a evolução de ambas as partes independentemente. Além disso, veremos exemplos de sistemas que com um pensamento baseado em suas características como recursos, stateless, hipermídia e etc.

    No final, lembre-se: nao existe bala de prata, mas existe o homem do saco.

    Guilherme Silveira Guilherme Silveira

    Líder técnico da Caelum, graduando em matemática aplicada na USP, Criou o Vraptor em 2003 junto com Paulo Silveira e o mais recentemente o Restfulie. Atualmente tem o foco na implementação de integração de sistemas através de api's rest e seu impacto positivo no plano de negócios dos clientes, alem de ser commiter de projetos como restfulie, xstream, paranamer e waffle com ênfase em Java e Ruby. É também responsável pelo conteúdo técnico dos cursos.

  10. Coffee break

    16:20
  11. Testes unitários em JavaScript: usar ou não usar mock?

    17:00

    Nesta palestra, será abordado:
    - como seu código javascript pode ser escrito para ser "testável";
    - o que é "mock" em termos de teste unitário e como executar em código client;
    - algumas ferramentas de teste e de mock mais usadas e
    - filosofia de testes em outras linguagens, como Python, trazidas para o código client.

    Márcio Santana Márcio Santana

    É desenvolvedor desde 2001 já tendo passado por PERL, ASP, .NET, JavaScript e Python. Disseminadordo uso de JavaScript como linguagem funcional. Atualmente é desenvolvedor sênior na Globo.com onde procura empregar a mesma experiência de desenvolvimento server side em código client.

  12. Apresentação surpresa

    17:50
  1. Encerramento

    18:40
  2. #horaextra

    19:00

    Lanchão & CIA. Rua do Ouvidor, Centro. Rio - RJ

  3. OBS: Programação sujeita à alteração sem aviso prévio.

Como chegar

Hotel Guanabara
Avenida Presidente Vargas, 392. Centro, Rio de Janeiro - RJ

Dicas de hotéis