Comentário
Dev in Rio 2009

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Programação
Siga o Dev in Rio no Twitter
Credenciamento e visita aos estandes
08:30
Abertura Oficial
09:30
É coordenador especialista em desenvolvimento de software na Globo.com, onde aplica e evangeliza tecnologias, metodologias e práticas de desenvolvimento de software. Entusiasta de práticas de desenvolvimento ágil e qualidade de software, Guilherme possui aproximadamente dez anos de experiência em arquitetura e desenvolvimento de sistemas em variados segmentos e é também participante ativo em diversas comunidades de desenvolvimento no Rio de Janeiro.
É diretor de tecnologia da Myfreecomm onde trabalha desenvolvendo softwares com métodos ágeis, Python e softwares livres. Está constantemente presente nas comunidades de software cariocas, organizando eventos, ministrando cursos, palestras e evangelizando Python. Dentre outras iniciativas, participou da idealização e organização da caravana PythonCampus que visita universidades promovendo a integração entre alunos e o mercado de tecnologia através de software livre.
"O molho secreto": como as comunidades do Joomla! e Open Source
estão melhorando o cenário de tecnologia... e mudando o mundo!
10:00
Numa era com possibilidades quase infinitas de comunicação, algumas das ferramentas de comunicação mais bem sucedidas estão sendo criadas e melhoradas usando software livre. Organizações, indivíduos, e empresas estão construindo software livre juntos, alguns deles muito bem sucedidos como Joomla!, um poderoso framework e sistema de gerenciamento de conteúdo.

Ryan falará sobre como estas ferramentas estão mudando a maneira que as organizações comunicam sua mensagem, constroem pontes entre as comunidades e as permitem serem mais eficazes.

Ele compartilhará parte da história de sucesso do projeto Joomla!, que tem mais de 12 milhões de downloads nos últimos dois anos e lições aprendidas gerenciando uma larga comunidade sem uma estrutura corporativa por trás.
É atual membro do Steering Committee da Open Source Initiative, membro da diretoria da Open Source Matters e co-fundador e CEO da PICnet Inc. Com enfoque em tecnologias open source, Ozimek está constantemente a procura de formas em que a Internet possa servir melhor o “bem maior” e, mais especificamente, as entidades sem fins lucrativos.
O Java está morto?
11:00
As linguagens modernas, sejam elas dinâmicas, funcionais e até mesmo algumas estáticas, têm ganho cada vez mais atenção como uma alternativa viável para projetos de diversos tamanhos e escopos. Já a linguagem Java continua verborrágica e dá sinais de idade.

Como ela fica nesse quadro? Veremos como anda o panorama dos frameworks e da linguagem em si, até focar na integração do Java com essas outras linguagens, e como tirar proveito dessa união, aproveitando o ponto forte de cada uma. Destacaremos então o real poder do Java: não a linguagem, e sim a Virtual Machine.
Especialista em Java para a web e graduando em matemática computacional na USP, ministrou diversas palestras relacionadas ao tema em eventos e empresas pelo Brasil. Atualmente é commiter do CodeHaus pelos projetos XStream e Waffle, além de um dos responsáveis pelo desenvolvimento do VRaptor.
Engenheiro da Computação Aplicada na Fachhochschule Brandenburg na Alemanha, é instrutor, consultor e desenvolve há cinco anos com Java no Brasil e Alemanha, atuando agora na Caelum com enfoque especial em EJB. É o responsável técnico no Rio de janeiro. Escreve para a revista MundoJava e possui as certificações SCJP, SCWCD, SCBCD e SCEA.
Intervalo para almoço
12:00
Ecossistema Ruby on Rails
13:30
Nesta palestra será feita uma introdução à plataforma Ruby on Rails e o que a comunidade produziu para tornar o desenvolvimento de software ainda mais interessante e ágil.
Gerente de Produtos de Hospedagem na Locaweb e ajudou a implantar Ruby on Rails pela primeira vez num grande hosting no Brazil. Ano passado também organizou o Rails Summit Latin America, o primeiro grande evento de Rails na América do Sul. Trabalhou na consultoria americana Surgeworks LLC, prestando serviços relacionados a projetos Ruby on Rails, com o cargo de Brazil Rails Practice Manager.
Django: o framework web para perfeccionistas com prazos
14:30
Django é um framework de desenvolvimento web escrito em Python de alto nível criado para desenvolvimento rápido de websites com banco de dados. Como o Django foi desenvolvido em um agitado ambiente de uma agência de notícias, ele foi desenhado para fazer com que as tarefas comuns de desenvolvimento web sejam rápidas e fáceis de serem feitas. O objetivo desta apresentação é introduzir o Django aos desenvolvedores. Veremos um pouco da história do Django, o fluxo básico de desenvolvimento e também alguns truques e funcionalidades do framework.
É um dos líderes de desenvolvimento e co-criador do Django. Jacob é um desenvolvedor de software experiente com foco em desenvolvimento de aplicações web e arquitetura de gerenciadores de conteúdo. Em 2005, Jacob ingressou no Lawrence Journal-World, um jornal local em Lawrence, Kansas, e ajudou a desenvolver e tornar open source o projeto Django. É também co-autor do livro "The Definitive Guide to Django" (Apress, 2007).
Intervalo
15:30
Software bem sucedido começa fora do código: usando técnicas ágeis para criar produtos de sucesso
16:00
Linguagens e frameworks de desenvolvimento se tornam cada vez mais avançados, confiáveis e nos ajudam a construir aplicações mais rápido do que nunca. Mas contruir boas aplicações rápido geralmente nos leva à principal dificuldade em um projeto de desenvolvimento de software: descobrir o que contruir.

A boa notícia é que enquanto as ferramentas que nós usamos continuam evoluindo, as ferramentas que usamos para descobrir o que construir também evoluiram. Esta curta apresentação foca nas técnicas usadas fora do desenvolvimento de software para colaborar e planejar com nossos clientes e usuários. Você vai aprender sobre conceitos e técnicas para falar de forma efetiva sobre e representar as idéias do produto, para entender as pessoas que usam o seu software e como tirar vantagem do desenvolvimento iterativo e incremental para aprender mais rápido e reduzir os riscos.

Como um desenvolvedor responsável, você irá encontrar uma maneira de associar suas habilidades fora do código com suas habilidades dentro do código.
Cria e desenvolve software nos últimos 15 anos desde sistemas de pedidos de peças de aeronaves até fichas médicas eletrônicas. Jeff se focou em metodologias ágeis desde que trabalhou com um time de Extreme Programming em 2000. Em particular, Jeff se especializou na aplicação de práticas de user experience design (UX) para melhorar requisitos ágeis, planejamentos e produtos. Desde 2007, Jeff tem aplicado Lean thinking e práticas de desenvolvimento com Kanban e Scrum para ajudar times a focarem na entrega de valor.
Bate-papo com os participantes!
17:00
Vinicius vai comandar um bate-papo sobre desenvolvimento de software com os palestrantes, as comunidades cariocas e os participantes!
Desenvolvedor de software e fundador da Improve It, empresa criadora do produto web Be on the Net. Vinicius foi o pioneiro em metodologias ágeis no Brasil, realizando diversos treinamentos e palestras sobre Extreme Programming, e atuando durante muito tempo como coach de equipes XP em diversas organizações. Além disso, é autor do primeiro livro de XP do Brasil e mestre em computação pela UFRJ.
Encerramento e #Horaextra
18:00

OBS: Programação sujeita à alteração sem aviso prévio.
PATROCINADOR ESPECIAL
PATROCINADORES
ORGANIZAÇÃO
APOIO
COMUNIDADES
IDEALIZAÇÃO
DIVULGUE